Fique por dentro das novidades

menu

DE ACORDO COM A BNCC

Tecendo Linguagens

AUTORES: Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo

Código da Obra: 0026P20012

Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção Tecendo Linguagens apresenta uma proposta didático-pedagógica pautada na construção do conhecimento de forma crítica, autônoma e reflexiva. O propósito é contribuir para a construção de uma relação entre professor e aluno, que são considerados corresponsáveis no processo de aprendizagem. Para isso, a coleção apresenta propostas de trabalho, estruturadas em uma coletânea textual diversificada e atualizada, que visam oferecer condições para que o aluno possa compreender a complexidade da realidade, aprimorar sua capacidade comunicativa e ampliar, significativamente, sua inserção e atuação no espaço em que vive. A coleção Tecendo Linguagens privilegia, portanto, uma atitude positiva, construtiva, criativa e crítica, de modo a tornar a aprendizagem significativa, colaborativa e prazerosa.

Destaques da coleção

ícone 1

A coleção oferece o contato com gêneros das esferas jornalístico-midiático, de estudo e pesquisa, da vida pública e das práticas artístico-literárias. Esses gêneros circulam socialmente em seus respectivos campos de atuação e são importantes para o desenvolvimento de competências e habilidades, que envolvem as práticas de linguagem (leitura, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica) das respectivas esferas/campos de atuação.

ícone 2

Tecendo Linguagens apresenta tanto textos contemporâneos que permitem a discussão sobre problemas e questões como textos clássicos. A coletânea apresenta equilíbrio entre esses textos, de modo que os clássicos são compreendidos a partir das discussões dos contemporâneos.

ícone 3

A coleção aborda temas que possibilitam o desenvolvimento de práticas interdisciplinares, integrando o componente de Língua Portuguesa com os variados componentes curriculares.

Seções em destaqueseta

TROCANDO IDEIAS
Tem a finalidade de permitir aos alunos a expressão oral de suas ideias a respeito do conteúdo dos textos ou das situações-problema apresentadas no capítulo. As questões que a compõem podem ser o ponto de partida para discussões mais amplas e, muitas vezes, abrem espaço para a reflexão sobre temas transversais ou para a mobilização de conhecimentos de outras áreas e disciplinas, estreitando as pontes entre os saberes escolares e a própria vida.

PRÁTICA DE LEITURA
Apresenta textos verbais e não verbais com o objetivo de desenvolver a competência leitora.

REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA
Nesta seção, privilegia-se a reflexão sobre os aspectos funcionais da utilização da língua e os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos recursos semânticos, estilísticos e morfossintáticos, responsáveis pela coesão e coerência textuais.

CONVERSA ENTRE TEXTOS
Propõe a comparação entre textos do capítulo no que diz respeito à temática, à estrutura, à linguagem.

PRODUÇÃO DE TEXTO
Propõe a produção de texto de um gênero trabalhado em uma das seções Prática de leitura do capítulo. Além das orientações para a produção, geralmente apresenta um quadro de planejamento, orientações para a textualização, a avaliação e a reescrita, além de sugestões para a circulação do texto.

NA TRILHA DA ORALIDADE
Destinada ao desenvolvimento de um trabalho mais específico e, ao mesmo tempo, mais amplo a respeito de como se estabelecem as relações entre o oral e o escrito. Além do reconhecimento das características gerais dos gêneros orais e sua produção, há também um estudo das características estruturais e linguísticas do texto falado, sendo um dos exercícios principais o procedimento de retextualização.

Confira os livros na íntegra

degustacao

6º ano

degustacao

7º ano

degustacao

8º ano

degustacao

9º ano

© Copyright 2019 FTD Educação.
Todos os direitos reservados.

FTD Educação

Quem somos

Siga-nos

 

© Copyright 2019 FTD Educação.
Todos os direitos reservados.