Destaques da coleção

TROCANDO IDEIAS
Tem a finalidade de permitir aos alunos a expressão oral de suas ideias a respeito do conteúdo dos textos ou das situações-problema apresentadas no capítulo. As questões que a compõem podem ser o ponto de partida para discussões mais amplas e, muitas vezes, abrem espaço para a reflexão sobre temas transversais ou para a mobilização de conhecimentos de outras áreas e disciplinas, estreitando as pontes entre os saberes escolares e a própria vida.
PRÁTICA DE LEITURA
Apresenta textos verbais e não verbais com o objetivo de desenvolver a competência leitora.
REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA
Nesta seção, privilegia-se a reflexão sobre os aspectos funcionais da utilização da língua e os efeitos de sentido produzidos pelo uso dos recursos semânticos, estilísticos e morfossintáticos, responsáveis pela coesão e coerência textuais.
CONVERSA ENTRE TEXTOS
Propõe a comparação entre textos do capítulo no que diz respeito à temática, à estrutura, à linguagem.
PRODUÇÃO DE TEXTO
Propõe a produção de texto de um gênero trabalhado em uma das seções Prática de leitura do capítulo. Além das orientações para a produção, geralmente apresenta um quadro de planejamento, orientações para a textualização, a avaliação e a reescrita, além de sugestões para a circulação do texto.
NA TRILHA DA ORALIDADE
Destinada ao desenvolvimento de um trabalho mais específico e, ao mesmo tempo, mais amplo a respeito de como se estabelecem as relações entre o oral e o escrito. Além do reconhecimento das características gerais dos gêneros orais e sua produção, há também um estudo das características estruturais e linguísticas do texto falado, sendo um dos exercícios principais o procedimento de retextualização.

FTD Educação
