Wolney C. Melo
BNCC e ensino de Ciências da Natureza - Parte II
Não deixe de conferir a primeira parte do artigo BNCC e ensino de Ciências da Natureza.
Vamos verificar como os objetos de conhecimentos foram organizados. Para isso, faremos o agrupamento pelas unidades temáticas, começando por Matéria e energia.
É possível perceber, uma crescente complexidade dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas, partindo das características dos materiais no 1º ano, passando por suas propriedades, aplicações e transformações, chegando à estrutura da matéria e às radiações e suas aplicações na saúde no 9º ano.
Nessa unidade temática, os objetos de conhecimento estão associados, principalmente a conceitos costumeiramente ligados à Física e à Química. Em agrupamento semelhante na unidade temática Vida e evolução, temos:
De maneira semelhante ao quadro anterior, é possível perceber uma complexidade crescente dos objetos de conhecimento e das habilidades, assim como uma progressão lógica dos objetos de conhecimento, que parte da observação da diversidade de características do corpo humano, passa pelas relações entre os seres vivos presentes no ambiente e chega ao estudo da forma como ocorre a manutenção e evolução da biodiversidade ao longo do tempo.
Por fim, temos o quadro do agrupamento referente ao eixo temático Terra e Universo.
Essa unidade temática apresenta diversos objetos de conhecimento que permitem trabalho integrado com o componente Geografia, mas nela também percebe-se a gradação de complexidade conceitual. A unidade parte da Terra, cujas características são estudadas, passa pela observação do céu, tendo a Terra como referência, chega ao estudo do Sistema Solar, da evolução estelar e das condições necessárias para a existência de vida na Terra e a possibilidade de sua presença fora dela, abrindo espaço para discussões sobre as condições necessárias e suficientes para a existência de vida e sua manutenção no espaço.
Ao subverter a ordem tradicional com que os objetos de conhecimento são estudados durante o Ensino Fundamental, a BNCC pode provocar, para a área de Ciências da Natureza, dois sentimentos nos professores: se por um lado propõe uma visão mais integrada dos saberes científicos, que dará aos estudantes as condições de uma aprendizagem mais significativa e aplicada das ciências, sintonizada com a vida cotidiana, por outro ela impõe aos professores a necessidade de refletir sobre as diversas concepções do que é ensinar Ciências no Ensino Fundamental, uma vez que exigirá desses profissionais o estudo constante, visando o desenvolvimento de uma visão mais integrada entre os saberes a serem trabalhados junto aos estudantes.
Vamos verificar como os objetos de conhecimentos foram organizados. Para isso, faremos o agrupamento pelas unidades temáticas, começando por Matéria e energia.
É possível perceber, uma crescente complexidade dos objetos de conhecimento e das habilidades a serem desenvolvidas, partindo das características dos materiais no 1º ano, passando por suas propriedades, aplicações e transformações, chegando à estrutura da matéria e às radiações e suas aplicações na saúde no 9º ano.
Nessa unidade temática, os objetos de conhecimento estão associados, principalmente a conceitos costumeiramente ligados à Física e à Química. Em agrupamento semelhante na unidade temática Vida e evolução, temos:
De maneira semelhante ao quadro anterior, é possível perceber uma complexidade crescente dos objetos de conhecimento e das habilidades, assim como uma progressão lógica dos objetos de conhecimento, que parte da observação da diversidade de características do corpo humano, passa pelas relações entre os seres vivos presentes no ambiente e chega ao estudo da forma como ocorre a manutenção e evolução da biodiversidade ao longo do tempo.
Por fim, temos o quadro do agrupamento referente ao eixo temático Terra e Universo.
Essa unidade temática apresenta diversos objetos de conhecimento que permitem trabalho integrado com o componente Geografia, mas nela também percebe-se a gradação de complexidade conceitual. A unidade parte da Terra, cujas características são estudadas, passa pela observação do céu, tendo a Terra como referência, chega ao estudo do Sistema Solar, da evolução estelar e das condições necessárias para a existência de vida na Terra e a possibilidade de sua presença fora dela, abrindo espaço para discussões sobre as condições necessárias e suficientes para a existência de vida e sua manutenção no espaço.
Ao subverter a ordem tradicional com que os objetos de conhecimento são estudados durante o Ensino Fundamental, a BNCC pode provocar, para a área de Ciências da Natureza, dois sentimentos nos professores: se por um lado propõe uma visão mais integrada dos saberes científicos, que dará aos estudantes as condições de uma aprendizagem mais significativa e aplicada das ciências, sintonizada com a vida cotidiana, por outro ela impõe aos professores a necessidade de refletir sobre as diversas concepções do que é ensinar Ciências no Ensino Fundamental, uma vez que exigirá desses profissionais o estudo constante, visando o desenvolvimento de uma visão mais integrada entre os saberes a serem trabalhados junto aos estudantes.
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